Não há um caminho padrão, a decisão por qual profissional buscar primeiro vai depender do que cada pessoa está passando na ocasião, do mal estar e da intensidade do que está sentindo.
Profissionais da psiquiatria, são médicos com formação em psiquiatria e hábeis para identificar, diagnosticar e tratar de transtornos psicológicos. As principais formas de tratamento são a informação, o prognóstico do quadro e possivelmente medicação.
Diferente de muitas especialidades, o retorno periódico ao consultório se faz necessário para avaliação. No início o retorno costuma ser mensal, para ajuste das medicações, das doses e acompanhamento da resposta ao tratamento. Com o tempo, o retorno costuma ser mais espaçado, mas nunca deve ser deixado de lado com o alívio dos sintomas e do desconforto inicial. O retorno ao médico é parte fundamental do tratamento.
A auto medicação, assim como interromper o tratamento costumam ser escolhas bem prejudiciais.
Psicólogas/os são profissionais da saúde, com enfoque na saúde mental e na regulação das emoções. Atuam, através da psicoterapia, na promoção do autoconhecimento, no tratamento de transtornos psicológicos e na promoção da saúde e qualidade de vida. Porém não são habilitados a prescrever medicamentos.
Quando percebemos a necessidade de medicação, costumamos indicar para a psiquiatria e continuamos atendendo semanalmente para remissão dos sintomas, visando com o tempo, atingir doses mínimas de medicação e até a retirada pelo médico, quando for possível.
Apesar de profissões diferentes, elas se complementam. Profissionais da psicologia irão fazer um psicodiagnóstico e encaminhar para psiquiatria, se necessário for.
Assim como, psiquiatras costumam indicar a psicoterapia para tratamento complementar à medicação, com o intuito de identificar as causas que podem gerar ou manter os sintomas e trabalhar as estratégias para minimizar tais causas.
Se você estiver passando por um desconforto e percebe a necessidade de um acompanhamento de profissionais de saúde mental, busque a psiquiatria ou a psicologia para melhores orientações.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select