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Comunicação assertiva

Se comunicar de forma assertiva é conseguir impor limites e respeitar os próprios direitos e necessidades, sem ferir os direitos das pessoas envolvidos.

Quando falamos em direitos vamos desde nossos direitos constitucionais até nosso direito de escolha de não querer ir a uma festa, por exemplo. Temos o direito de ter uma opinião e de dizer não quando algo não nos agradar.

Mas existe uma linha tênue na comunicação, quando queremos defender nossos direitos e nossas opiniões e esquecemos dos direitos dos outros, o que resulta em uma comunicação agressiva, onde você defende seus direitos ferindo os direitos do próximo. Também existe situações em que para não desagradar e ferir os direitos dos outros, abrimos mãos de nossos direitos, se tornando uma comunicação passiva.

Portanto temos os três principais estilo: passivo, assertivo e agressivo. Sempre utilizamos algum desses estilos de comunicação, não existe apenas um estilo certo ou errado, desenvolver a assertividade é algo muito importante, mas durante nosso cotidiano podemos decidir qual estilo utilizar dependendo da exigência da situação, e nessa decisão precisamos pensar onde queremos chegar naquela conversa e nas consequências de curto e longo prazo do estilo escolhido.

Essas habilidades são treinadas e desenvolvidas de forma gradual e conjunta no processo terapêutico a fim de promover maior consciência e autonomia na comunicação, assim como melhorar os relacionamentos interpessoais. Podemos te ajudar!



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Bankee Moune
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Jkristen Smith
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Keeping your eye on the ball while performing. Podcasting operational change management inside of workflows to establish a framework.

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