É sempre muito difícil conviver com a saudade e com a dor pela perda de um familiar ou de alguém que se ama.
Estamos nos aproximando das festividades de fim de ano e nessa época é comum que as pessoas se reúnam para confraternizar. E com a chegada dessas festas parece aumentar a saudade, a sensação da falta e, ainda, a vontade de estar novamente com quem se ama.
Esse mês é uma época de muitos contrastes e que dão vazão a diferentes emoções em virtude da atmosfera de confraternização e as dores da saudade.
Ao mesmo tempo podemos vivenciar alegrias e tristezas; reencontros e ausências; festas e solidão. Haja emoção ! E quanto mais recente a perda, pode doer ainda mais, por ser o primeiro ano sem a(s) pessoa(as) amada(s).
Abaixo algumas sugestões para minimizar o impacto pelas datas e toda a cobrança que costuma vir de amigos e familiares que não sabem muito bem como lidar com uma pessoa que está vivenciando o luto:
• Acolha seus sentimentos e as emoções: permita-se sentir, sofrer e até chorar. Não tente racionalizar os sentimentos que possam transbordar nesses dias.
• Independente das tradições, faça o que for possível para você: É muito importante respeitar seus limites para que seja um processo mais leve nestas festividades.
• Caso se sinta a vontade, compartilhe seu desconforto com algumas pessoas, para que estas não insistam por sua presença ou alegria.
• Se decidir ficar só, compartilhe seu desejo pelo silêncio e solidão nesses dias.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select