O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.
Precisamos de mais de um dia no ano para lutar pela igualdade de direitos, por uma sociedade antirracista e por menos desigualdades sociais.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição de pessoas pretas e pardas na sociedade.
Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam à época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito, discriminações e exclusões.
Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532, e o fim do tráfico negreiro deu-se em 1850.
Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca pela igualdade por direitos das pessoas pretas e pardas jamais cessou.
A discriminação, sentida em todas as áreas, tornou pessoas negras excluídas da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.
A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura do País.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select