Ter auto respeito está relacionado com a aceitação plena de si, priorizando nossas necessidades e compreendendo nossos limites.
É muito comum termos preocupações com quem gostamos, ajudar as pessoas próximas, tentar nos destacarmos no trabalho e na vida em geral. No entanto é necessário percebermos que também somos prioridade.
Algumas pessoas conseguem respeitar melhor o limite e o desejo de outras pessoas, do que o seu próprio limite e bem estar, achando sempre que pode dar um pouco mais de si, sem perceber que está ultrapassando seus limites e se fazendo mal.
Existem sinais sutis que podem nos dizer que não nos respeitamos o suficiente. Não temos respeito próprio quando:
Atribuímos a nós rótulos negativos e desqualificantes, principalmente quando cometemos erros ou não atendemos às nossas expectativas.
Tratamos a nós com dureza, ao invés de nos tratar com mais compaixão, tolerância e compreensão, como faríamos com um amigo.
Priorizamos continuamente as necessidades dos outros em detrimento das nossas, porque acreditamos que somos menos importantes.
Não reivindicamos nossos direitos pois acreditamos que somos menos valiosos que os outros e que merecemos menos que eles.
Não nos expressamos por medo de incomodar os outros, preferindo “ruminar mentalmente” os maus momentos do que parar uma situação que nos causa desconforto.
O respeito próprio é a convicção de que temos os mesmos direitos básicos que os outros, é reconhecer que somos dignos de ser amados e levados em consideração, tratando-nos com compaixão.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select