Se comunicar de forma assertiva é conseguir impor limites e respeitar os próprios direitos e necessidades, sem ferir os direitos das pessoas envolvidos.
Quando falamos em direitos vamos desde nossos direitos constitucionais até nosso direito de escolha de não querer ir a uma festa, por exemplo. Temos o direito de ter uma opinião e de dizer não quando algo não nos agradar.
Mas existe uma linha tênue na comunicação, quando queremos defender nossos direitos e nossas opiniões e esquecemos dos direitos dos outros, o que resulta em uma comunicação agressiva, onde você defende seus direitos ferindo os direitos do próximo. Também existe situações em que para não desagradar e ferir os direitos dos outros, abrimos mãos de nossos direitos, se tornando uma comunicação passiva.
Portanto temos os três principais estilo: passivo, assertivo e agressivo. Sempre utilizamos algum desses estilos de comunicação, não existe apenas um estilo certo ou errado, desenvolver a assertividade é algo muito importante, mas durante nosso cotidiano podemos decidir qual estilo utilizar dependendo da exigência da situação, e nessa decisão precisamos pensar onde queremos chegar naquela conversa e nas consequências de curto e longo prazo do estilo escolhido.
Essas habilidades são treinadas e desenvolvidas de forma gradual e conjunta no processo terapêutico a fim de promover maior consciência e autonomia na comunicação, assim como melhorar os relacionamentos interpessoais. Podemos te ajudar!
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select