É muito importante termos em mente que não existe pessoa igual a outra e que pessoas reagem de formas diferentes aos acontecimentos e emoções. Por isto, é impossível colocar um prazo pré-definido para a duração de um tratamento psicológico. Ele varia muito de pessoa para pessoa.
O processo terapêutico depende de muitos fatores: a complexidade da demanda, a frequência com que as sessões são realizadas, a capacidade de elaboração de cada indivíduo, o objetivo da pessoa ao procurar a psicoterapia, entre outros.
Cada indivíduo tem necessidades singulares e processa a psicoterapia no seu tempo. Para alguns é mais simples e rápido; para outros, nem tanto. Não há um número pré-definido de sessões, nem a “promessa” sobre os resultados ou sobre o tempo necessário para chegar neles.
A terapia é uma jornada “inédita”; um processo único e diferente para cada pessoa.
Lembre-se que a psicoterapia também pode ser realizada como forma de autoconhecimento, promoção de saúde e prevenção de recaídas.
É muito importante conhecer-se e estar emocionalmente pronto para lidar com as situações adversas, que inevitavelmente surgem no decorrer da vida. Muito bom também é fortalecer seus recursos e competências emocionais para enfrentar o dia-a-dia com mais equilíbrio.
Mesmo percebendo progresso em suas sessões, procure fazer a psicoterapia até receber alta de seu psicólogo.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select