As técnicas de meditação e intervenções baseadas em mindfulness têm sido utilizadas como estratégia de promoção de saúde física e mental, sendo eficazes para a redução de estresse e ansiedade, tanto em jovens quanto em idosos.
Essas estratégias colaboram para o desenvolvimento de uma maior consciência do corpo, dos pensamentos e dos sentimentos. Assim, é possível aprender a lidar, de forma mais calma e menos reativa, com os acontecimentos negativos e as emoções.
Recentemente, a Psicologia Cognitiva e as pesquisas sobre mindfulness têm reconhecido a eficácia do treinamento de uma “atenção plena” para o tratamento de transtornos relacionados ao humor e estresse. A meditação vem sendo estudada não só no campo da Psicologia, mas também da Neurociência, Psiquiatria, Medicina Comportamental, Psineuroimunologia entre outros.
O objetivo desta prática é desenvolver a habilidade que pesquisadores tem denominado de mindfulness, também entendida como atenção plena e consciência plena. Isto acontece por meio de exercícios de atenção aos movimentos corporais, à respiração e às sensações do corpo em estado de repouso.
Quanto aos benefícios, o mindfulness, por ser foco de maiores pesquisas, tem apontado resultados no tratamento das seguintes condições: ansiedade, depressão, dor crônica, câncer, dependência de substâncias, agressividade, artrites e fibromialgia. Seus resultados positivos indicam a melhora na aceitação da dor; melhora no manejo de situações de alto grau de estresse; diminuição de agressividade em pacientes psiquiátricos; e melhora da qualidade de vida para a população em geral.
Quer saber mais? Entre em contato e vamos falar sobre técnicas de atenção plena.
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select