No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, quase um terço dos homens culturalmente não tem o hábito de ir ao médico para prevenir doenças, realizar exames de rotina e buscar qualidade de vida. Os homens prestam menos atenção à sua saúde e têm baixa adesão ao exame preventivo. Esse fato contrasta com as atitudes das mulheres, que costumam consultar seus médicos, pelo menos, uma vez por ano. A falta de cuidado trás consequências que poderiam ser prevenidas, como doenças cardiovasculares, diabetes, infartos, doenças do aparelho digestivo e câncer de próstata.
No mês de conscientização, a campanha Novembro Azul é dirigida à sociedade, em especial aos homens, para informar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em 2020, serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco (obesidade, histórico familiar, raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer), devem ir ao urologista para um exame clínico e a realização do exame de sangue PSA.
A saúde masculina também deve ser abordada nos consultórios de psicologia, visando prevenção de doenças e a promoção da saúde de forma integral. Cuidar da sua saúde é extremamente importante em cada fase da vida e não está relacionado à idade, gênero ou classe social.
Instagram: @lucianosoarespsicologo
Wapp: (21) 988 00 1015
#NovembroAzul
#SejaHeróidaSuaSaúde
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select