É um atendimento ou acompanhamento realizado por profissionais formados em psicologia, que ao invés de ocorrer em consultórios ou clínicas, ocorre mediado por tecnologias como telefone ou computadores.
O modelo de psicoterapia remota ou psicoterapia on-line assumiu um papel muito importante no ano de 2020 em virtude do isolamento social. Ao contrário do que se imagina essa prática é anterior ao momento de pandemia. Desde 2012 o Conselho Federal de Psicologia se posicionou favorável, regulamentando as indicações, o tempo de duração e os métodos exigidos para esse atendimento.
Alguns estudos acadêmicos em diferentes regiões do Brasil evidenciaram a eficácia do modelo remoto, não trazendo nenhum tipo de prejuízo na conduta ou no tratamento psicoterápico. Em 2018 o Conselho Federal de Psicologia elabora e divulga a resolução de número 11, com novas regras que norteiam a nossa prática tanto no campo da psicologia clínica, como em outras áreas de atuação, aumentando as facilidades e ampliando as possibilidades para o acesso a esse tipo de acompanhamento terapêutico.
A opção por essa modalidade viabiliza o processo terapêutico por eliminar o tempo para o deslocamento, sobrando horas do dia para outras tarefas. Também te permite fazer o acompanhamento em locais variados, como no trabalho, universidade ou outros espaços, desde que proporcione um local seguro, com privacidade e que garanta o sigilo das informações. Outra vantagem é poder realizar a psicoterapia com profissionais de qualquer região do país. Há outros benefícios no processo de psicoterapia on-line, que o momento de isolamento social acabou evidenciando. Conheça mais, agendando uma entrevista inicial ! Pratique o autocuidado !
@lucianosoarespsicologo
Wapp: (21) 988 00 1015
Add Comment
Your Email address will not be published
Your Rating : Please Select